O detalhe é que elas voam sempre juntas e perfazem tais percursos migratórios em perfeita unidade, através de um lindo espetáculo apresentado pela natureza.
Outrossim, tão logo a temperatura sobe no local que residiam originalmente, elas retornam unidas, tendo o cuidado de ocupar os seus respectivos ninhos deixados antes do inverno como sinal de respeito e companheirismo.
Ocorre que se você vir no céu uma andorinha solitária, em busca por lugares quentes, isso significa que a mesma se perdeu no caminho. É uma desviada de todo um propósito natural da sua espécie.
Avivamento é assim, não acontece de forma isolada. Da mesma forma que "uma andorinha só, não faz verão", um cristão sozinho, não faz Avivamento!
A essência do avivamento tem a ver com a unidade do corpo de Cristo. Todos voando num único propósito de buscar, não as altas temperaturas do verão, mas a chama do Espírito Santo.
Um crente isolado é como uma andorinha perdida. Paulo disse: "Esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação." (Efésios 4, 3-4).
O maior desafio para o cumprimento da palavra profética deste ano de 2015 sobre avivamento na Igreja Cristã Contemporânea é fazer toda a denominação caminhar em unidade.
Por outro lado, observo que muitos chegam à Igreja Cristã Contemporânea e caminham bem nas questões ora pontuadas no primeiro estudo realizado, por exemplo, se arrependem, se batizam, buscam o Espírito Santo, mas se descaminham do chamado ao Avivamento exatamente por não conseguirem viver em unidade como denominação.
Veja o forte referencial de unidade na igreja primitiva: "Da multidão dos que creram era um o coração e a alma..." (Atos 4, 32). De multidões, eles foram um coração e alma... e o resultado foi o poder do Espírito Santo avivando e mais multidões se rendendo ao Evangelho do Senhor Jesus Cristo.
Assim, precisamos ser um só corpo e espírito. "Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação." (Efésios 4, 4).
Neste ano do Avivamento, nestes dias de Pentecostes aqui no Retiro, você precisa decidir-se definitivamente por entregar-se a este chamado em unidade. Um grande mover de Deus estará sobre a sua vida quando redescobrir a importância de caminhar numa só visão ministerial.
Paulo disse: "Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer." (1 Coríntios 1,10).
De fato, os maiores e mais importantes ministérios do planeta, todos eles, viveram tantas proezas porque conseguiram caminhar em uma só visão e Deus abençoou.
São as denominações onde os membros, os ministérios, os obreiros, os diáconos e pastores falam a mesma linguagem, vivem unidos em "um mesmo pensamento e um mesmo parecer", como disse o apóstolo Paulo e transcrevemos acima.
Para exemplificar, quero trazer à baila uma situação recente. Uma grande denominação evangélica brasileira anunciou a construção do seu maior e mais belo templo no país. Uma obra imponente, com requintes arquitetônicos que deixaram muitos de queixo caído.
Certo que cristãos religiosos de todo o país se revoltaram contra eles, muitas denominações se opuseram, diversos crentes "sem mais o que fazer" perdiam boa parte do dia criticando... o que no fundo, para mim, é o reflexo de um sentimento de inveja porque nunca conseguiriam fazer algo parecido.
Minha consideração é: Aplausos para esta denominação, porque conseguiram movimentar toda a igreja, num só propósito, todos num só espírito e em pouco tempo uma magnífica obra foi concluída para salvar os aflitos.
O ponto crucial aqui é que enquanto toda a sociedade destilava críticas, a imprensa tentava a todo custo manchar a honra do seu líder, os membros daquela denominação ignoraram tudo e todos, mantiveram-se unidos e construíram o maior e mais belo templo de adoração no país.
Agora, traga esta realidade para o nosso ministério: Como seria se eu anunciasse a compra de um terreno e a construção de um templo para quinhentas pessoas?
Você suportaria as críticas ou se uniria aos acusadores? Defenderia seu ministério ou emprestaria a sua boca para o inimigo? Estaria em oração pelos seus pastores ou se tornaria um altar de inveja do inimigo?
Anseio por voar rumo às grandes promessas que o Espírito Santo prometeu para a Igreja Cristã Contemporânea, mas uma andorinha só, não faz verão...
Quando avançarmos, teremos certamente muita oposição do lado de fora, mas de que lado você estará? O Avivamento em nossa denominação depende de você, depende da sua busca por servir em unidade.
DESAFIO DO DIA
Gostaria de fazer uma suposição: imagine a hipótese de você ir visitar uma denominação qualquer, experimente falar mal do pastor deles, do líder ou da igreja... Pense no que provavelmente acontecerá. Está arriscado que você seja linchado na porta da igreja.
Claro que não desejo que você lute com ninguém por causa da Igreja Contemporânea, mas gostaria que pensasse em como você pode defender a unidade do nosso ministério.
Agora, escreva num pedaço de papel, leia para o grupo. Guarde consigo este pedaço de papel e leve para o culto, porque será feito um ato profético pela unidade da nossa denominação.
Tema: Começando o Avivamento em nós
Autor: PASTOR, LINDOMAR DE SOUZA